Parceiros

Para além das quatro organizações de produtores florestais, sócias fundadoras, os estatutos estabelecem a integração de entidades ou pessoas singulares que representem interesses direta ou indiretamente ligados ao setor florestal do Oeste,

 

Para os municípios são evidentes as vantagens em se associarem à iniciativa. Por exemplo a criação de uma marca regional colocando assim a imagem do município numa posição reforçada, outra delas, é o desenvolvimento da função turística que oferecem os espaços florestais devidamente ordenados.

Desde logo a Câmara Municipal de Torres Vedras constitui-se como sócia de pleno direito, assim como, a Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço como sócia aderente.

Indústria

Com o objectivo em comum, a promoção da certificação florestal, foi celebrado um protocolo de colaboração com a CELPA. Este organização apoia não só a divulgação da iniciativa da Certificação Florestal da Região do Oeste juntos dos seus associados, como também, presta o apoio necessário na implementação e manutenção do sistema de certificação. Muito relevante é também o compromisso assumido de incentivar e promover a aquisição da madeira certificada, diferenciando positivamente o valor da mesma, face a madeira não certificada. 

Movimento Global para a Proteção da Floresta

Movimento Global para a Proteção da Floresta

A elaboração do plano de gestão florestal da região do oeste, uma das peças do sistema de certificação, contou com a intervenção da ALAMBI, organização não governamental de âmbito local, com actividade no concelho de Alenquer, pois são eles que melhor conhecem as questões prementes relacionadas com a proteção do ambiente da região.  A ALAMBI tem vindo a intervir em diversos projectos e estudos, desenvolvendo trabalho habitual na área da conservação da natureza e biodiversidade. Esta organização integra o conselho Cinegético e de Conservação da Fauna de Alenquer, o Conselho Consultivo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM) e a Comissão Mista de Coordenação do Plano de Ordenamento da PPSM em representação das ONGA