O Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste consiste na construção e implementação dum esquema de valorização da produção florestal, concebido de acordo com a norma portuguesa que estabelece os requisitos para os proprietários e gestores florestais que pretendem obter a certificação florestal, NP 4406 "Sistemas de gestão florestal sustentável - Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável".

 

A certificação florestal funciona como um comprovativo para o mercado do cumprimento das boas práticas na exploração, segundo uma norma com reconhecimento internacional, isto é, trata-se de um reconhecimento por uma parte independente (entidade certificadora) da gestão responsável que é praticada protegendo  assim o valor económico, social e ambiental que a floresta oferece.

Apresentação da Certificação 

O Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste foi estabelecido para a região geográfica, unidade de gestão florestal (UGF) tendo sido delimitado segundo o sistema de classificação NUT III. Assim a área abrangida pelo certificado regional é composta pela totalidade do espaço florestal dos aderentes.

 

Para a UGF definida foi elaborado o documento orientador de acordo com as disposições normativas e em articulação com os instrumentos setoriais de planeamento existentes entre os quais o Plano Regional de Ordenamento Florestal do Oeste. Este documento, Plano de Gestão Florestal da Região do Oeste de aplicação regional adaptado à realidade da UGF, procura exprimir as várias opções de gestão florestal procurando a melhor solução face à realidade de cada exploração em concreto, descrevendo os objetivos e metas em conformidade com os requisitos associados aos indicadores do Anexo A (requisitos para o planeamento da gestão florestal sustentável) tendo uma vigência de 20 anos.

 

O Sistema Gestão Florestal Sustentável pressupõe a constituição de uma entidade legalmente constituída. A Afloeste foi criada em 2011, é representante dos aderentes sendo responsável pela implementação da norma de gestão florestal sustentável e obtenção da certificação regional. As intenções e os princípios relacionados com o desempenho florestal que levarão à forma de atuação e à definição dos objetivos e metas florestais estão declarados no documento incluso no sistema - Politica Florestal. 

Organigrama

Como Funciona?

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now