Questões

 

Caso tenha alguma duvida que ainda não viu esclarecida não hesite em contactar-nos. Estamos à sua disposição numa da organizações intervenientes.

01

Qual o benefício da certificação?

 

O grande benefício da certificação é poder aceder a um conjunto de informações que permitem efetuar uma gestão da exploração florestal que tenha mais benefícios para o gestor, para o meio ambiente e para toda a comunidade.

A certificação beneficia o meio ambiente e toda a comunidade porque é pensada e concebida para que a exploração dos recursos florestais tenha impacto positivo e que não ocorra um empobrecimento dos solos em nutrientes ou em disponibilidade de água ou mesmo que a exploração não seja de alguma forma poluente.

A certificação tem benefício para o gestor porque terá acesso ao conhecimento das melhores práticas culturais que poderá aplicar mediante a espécie e seu próprio objetivo.

 

Alguns operadores, como a indústria da pasta de celulose, valorizam monetariamente os produtos certificados, como a madeira de eucalipto.

02

Quais as obrigações dos aderentes?

 

O aderente fica obrigado a efectuar uma gestão florestal responsável. 

Em primeiro lugar tem que demonstrar que cumpre a legislação, caso seja pedido pela entidade responsável ou por auditores externos.

O aderente que se certifica também tem que ter uma atitude positiva face a situações que os responsáveis ou auditores encontrem que estejam a ir contra a norma que está na base de construção do sistema de certificação.

03

Quais as diferenças entre certificação regional, certificação de grupo e certificação individual?

 

A certificação regional é vocacionada para as pequenas propriedades e implica menores custos para o proprietário e só se podem certificar se as propriedades estiverem na região abrangida. Também é o tipo de certificação que mais depende do membro aderente. A Certificação Regional só existe pelo sistema PEFC.

 

A Certificação de Grupo pode ser através do PEFC ou do FSC. Diz respeito às propriedades de uma determinada área previamente definida.

 

A Certificação Individual é a mais dispendiosa por isso é normalmente aplicada por grandes empresas ou gestores.

 

 

 

Certificação Regional     Certificação de Grupo     Certificação Individual

                       

 

 

                                                          Aumento dos custos

 

04

Qual a diferença entre PEFC e FSC?

 

São ambas organizações internacionais que se dedicam ao estudo da gestão dos espaços florestais de forma responsável. O sistema FSC não contempla iniciativas de âmbito regional.

Atribuem logótipos diferentes